Abordagem Comportamental


Aprendizagem: E um processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. O processo fundamental na aprendizagem é a imitação (a repetição de um processo observado, que requer tempo, espaço, habilidades e outros recursos). Desta forma, as crianças aprendem as tarefas básicas necessárias para subsistir. Uma mudança relativamente duradoura no comportamento, induzida pela experiência.

Comportamento:  É o conjunto de procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de atividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular. É a interação entre um organismo, fisiologicamente constituído como um equipamento anatomo-fisiológico, e o seu mundo, histórico e imediato. Definimos comportamento como a relação entre estímulo e resposta. Estímulo é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente; resposta é uma mudança no organismo.

Condicionamento: Evoca-se hábitos passados apropriados para o novo problema e responde-se, quer de acordo com os elementos que o problema novo tem em comum com outros já aprendidos, quer de acordo com aspectos da nova situação, que são semelhantes àquela já encontrada. É um tipo de treinamento, onde aumenta a probabilidade de uma determinada resposta e é empregado como sinônimo de aprendizagem.

Estímulo e Resposta: Estímulo e Resposta não podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio torna-se um estímulo se for seguido por uma resposta. Estes termos são de fundamental importância para que possamos estudar a relação do meio com o comportamento de forma específica e mais precisa. Os estímulos são uma representação de parte específica do meio, mas também podem ser externos, provenientes de órgãos ou de movimentos musculares. Todos os estudos feitos, tanto em animais como em seres humanos, tornaram óbvios que, mesmo sem atentar para as atividades fisiológicas implicadas, estímulo e resposta estavam freqüentemente associados numa relação causal bem definida e claramente observável. Entre o aparecimento do estímulo e o começo da resposta há um pequeno intervalo de tempo, que é chamado de período de latência ou período latente. Os estímulos fortes tendem, em alguns casos, a diminuir o período de latência e em outros casos não se observa alteração alguma. A criança necessita de estimulação para sua organização.

Postado por  Gabriela Martins Santos

Um comentário:

  1. Aíííí blogueiros!
    Vocês ARRAZARAM!
    Os posts sobre aprendizagem comportamental, condicionamento clássico, operante e de humor elaborados pelo grupo ficaram ótimos, bem ilustrados e contemplaram os conteúdos solicitados!

    Parabéns!!

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