Aprendizagem: E um processo de
aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado
através do estudo, do ensino ou da experiência. O processo fundamental na
aprendizagem é a imitação (a repetição de um processo observado, que requer
tempo, espaço, habilidades e outros recursos). Desta forma, as crianças
aprendem as tarefas básicas necessárias para subsistir. Uma mudança relativamente duradoura no comportamento,
induzida pela experiência.
Comportamento: É o conjunto de
procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas
circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de atividades ou limitar-se a
uma só, o comportamento singular. É a interação entre um organismo, fisiologicamente
constituído como um equipamento anatomo-fisiológico, e o seu mundo, histórico e
imediato. Definimos comportamento como a relação entre estímulo e
resposta. Estímulo é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente;
resposta é uma mudança no organismo.
Condicionamento: Evoca-se hábitos passados apropriados para o novo
problema e responde-se, quer de acordo com os elementos que o problema novo tem
em comum com outros já aprendidos, quer de acordo com aspectos da nova
situação, que são semelhantes àquela já encontrada. É um tipo de treinamento, onde aumenta a
probabilidade de uma determinada resposta e é empregado como sinônimo de
aprendizagem.
Estímulo
e Resposta: Estímulo e Resposta não podem ser entendidos
separadamente. Qualquer evento do meio torna-se um estímulo se for seguido por
uma resposta. Estes termos são de fundamental importância para que possamos
estudar a relação do meio com o comportamento de forma específica e mais
precisa. Os estímulos são uma representação de parte específica do meio, mas
também podem ser externos, provenientes de órgãos ou de movimentos musculares.
Todos os estudos feitos, tanto em animais como em seres humanos, tornaram
óbvios que, mesmo sem atentar para as atividades fisiológicas implicadas,
estímulo e resposta estavam freqüentemente associados numa relação causal bem
definida e claramente observável. Entre o aparecimento do estímulo e o começo
da resposta há um pequeno intervalo de tempo, que é chamado de período de latência
ou período latente. Os estímulos fortes tendem, em alguns casos, a diminuir o
período de latência e em outros casos não se observa alteração alguma. A
criança necessita de estimulação para sua organização.
Postado por Gabriela Martins Santos
Aíííí blogueiros!
ResponderExcluirVocês ARRAZARAM!
Os posts sobre aprendizagem comportamental, condicionamento clássico, operante e de humor elaborados pelo grupo ficaram ótimos, bem ilustrados e contemplaram os conteúdos solicitados!
Parabéns!!