Vantagens e desvantagens


Vantagens e desvantagens de cada teoria de grandes psicólogos

As principais utilidades dessas teorias são de tentar mensurar as necessidades individuais a fim de tornar plausível o desenvolvimento da motivação no contexto do trabalho. Juntamente com a questão de motivação entra o aspecto de satisfação do trabalhador, sendo a motivação uma das maiores consequências pressupostos teórica. Quando se leva em consideração os aspectos individuais de cada sujeito para explicitar a motivação dentro do ambiente de trabalho, considera-se o ser humano como uma pessoa e não apenas como fruto de uma construção social. No entanto, na vivência prática de tais teorias, a realidade organizacional possui uma importância que é, algumas vezes, deixada de lado.
Deve-se considerar que para que haja produtividade dentro de uma determinada empresa, não necessariamente o indivíduo tem vontade ou motivação para fazê-lo. É preciso levar em conta que mesmo que o sujeito tenha necessidades e esteja disposto a dispender determinada energia para que tais sejam feitas, nem sempre a organização trabalhista lhe dá oportunidade para tal. Esse processo de desencontro de interesse de empregado e empregador pode gerar um movimento de desmotivação. Nesse ponto, explicito uma das maiores críticas às teorias motivacionais: de onde surge a motivação? Esse é um questionamento que não foi respondido até os dias presentes e, apesar dos esforços em explicitar teorias aprimoradas sobre o tema, ainda não se sabe o que motiva o trabalhador de fato. Dessa forma, a desvantagem das teorias está no fato de apartarem do centro das discussões que o ser humano é, além de um sujeito único, composto e influenciado por aspectos ligados à política, economia, laços sociais e afetivos, sociais, biológicos, psicológicos, dentre tantos outros. Assim, não basta que a pessoa tenha motivação para alcançar determinada meta, é preciso levar em consideração se o ambiente em que ela está inserida lhe oferece suporte e oportunidade para tal.

·         Vantagens e desvantagens da teoria de Maslow

Algumas evidências da teoria de Maslow foram totalmente rejeitadas, outras receberam apoio. A maior confirmação foi para a importância das necessidades básicas e a menor para as necessidades de auto-realização. Por outro lado, a inexistência de evidências empíricas do seu modelo teórico não permite confirmar o número real de necessidades motivacionais nem a idéia de satisfação progressiva e hierarquizada das mesmas. Da mesma forma, a teoria não dá conta da especificidade cultural em matéria de valorização das necessidades, quer em termos de conteúdo quer em termos de priorização. Apesar dos dados empíricos contrariarem ou não confirmarem alguns dos pressupostos da teoria de Maslow, esta continua a assumir-se como o principal instrumento gerador das motivações humanas. 



·         Vantagens e desvantagens da teoria de Clayton Alderfer

Como vimos na teoria de Clayton Alderfer podemos perceber uma grande vantagem em sua teoria, pois ela permite que nós possamos crescer em vários aspectos, não ficando condicionados ao crescimento de todas as nossas necessidades para podermos estar em "um plano superior".
As ideias de não hierarquização, nos leva a sempre querer buscar o melhor de nós mesmos e, mesmo fracassando, não perderam tudo porque, com certeza, em algo sempre somos muito bons.
A desvantagem é que, para alguns, essa teoria pode ser usado como desculpa para nunca melhorar naquilo que não é muito bom em si.
Mas resumindo, Clayton Alderfer revolucionou o modo de pensar sobre motivação, e ela deve ser pensada e repensada por cada um de nós para que possamos ficar sempre com uma boa estima, animados e acima de tudo, motivados para podermos lutar por cada dia, como se cada um fosse o último que teremos.
·         Vantagens e desvantagens da teoria de David Mclelland

Em relação à teoria da necessidade de auto realização, a vantagem observada é que cada vez mais o indivíduo vai tentar ser melhor no que faz procurar progredir em seu ambiente de trabalho, assim, ficando horas se dedicando a fazer bem feito um trabalho. O que por consequência, estará se aprimorando cada vez mais. Mas a desvantagem nisso é que o ambiente competitivo do trabalho faz com que o indivíduo faça de tudo para conseguir realizar um trabalho bem feito, não respeitando regras e normas civis e com isso, às vezes, não respeitando o seu próprio limite.

Fonte : Entrevista feita com a estudante de Psicologia Thamara Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário