Magazine Luiza


O Jeito Luiza de Ser nasceu com o casal de fundadores do Magazine Luiza, Dona Luiza Trajano Donato e Seu Pelegrino José Donato, e a maneira cordial e atenciosa com que tratavam o cliente.
Hoje, essa forma diferenciada de se relacionar, tanto com o público interno quanto com o externo, é disseminada por todos na empresa e cresce de forma orgânica junto com a companhia, sendo levada aonde quer que esteja o Magazine Luiza. O Jeito Luiza de Ser norteia o comportamento e as ações a serem praticadas pelos líderes, colaboradores e todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionam com a companhia.
Preservar e transmitir a alma e os princípios ensinados pelo casal Donato é o lema constante do Magazine Luiza, que conta com uma série de artefatos que dão sustentação e vitalidade a sua cultura pioneira e inovadora.
Conselho de Colaboradores: é uma instância de representatividade dos colaboradores da empresa, criada em 1995, que visa contribuir com a gerência e com os gestores no processo decisório de administração da unidade. Os próprios colaboradores escolhem, por meio de eleição democrática, quem serão seus representantes, por um ano, em cada uma das unidades. Cada integrante do grupo atua como guardião da alma e dos valores da empresa no ambiente de trabalho.
Reunião Matinal: é o momento em que a equipe se reúne para direcionar, alinhar e mobilizar o grupo para os desafios do dia. A reunião, com duração máxima de 20 minutos, é obrigatória deve acontecer diariamente antes do início da jornada de cada turma. Programa de Atendimento 10 Estrelas: sempre em busca da excelência para o atendimento ao cliente, o programa se renova a cada ano. Com uma abordagem interativa e vivencial, o programa atualiza os colaboradores, que ficam motivados e alinhados à estratégia da empresa, podendo desenvolver o Jeito Luiza de Ser e cativar os clientes.
Meritocracia: é a prática de reconhecimento e recompensa dos colaboradores que se sobressaem pelo talento e pelo desempenho. Campanhas internas, o Funcionário Destaque, Outdoors, o Prêmio Luiza Helena, entre outros, são programas que valorizam publicamente os colaboradores. As lideranças são responsáveis por reconhecer e recompensar, com outras práticas criativas e motivadoras, outras pessoas que mereçam ser destacadas.
Autodesenvolvimento: toda liderança do Magazine Luiza deve incentivar sua equipe a buscar o autodesenvolvimento e a traçar o plano de carreira individual. A empresa mantém uma página interna chamada Cresça Conosco, que divulga as vagas disponíveis. O processo de promoção de cada colaborador deve ser justo, transparente e coerente com os valores da empresa.
Política de portas abertas: as paredes foram derrubadas, em 1991, quando Luiza Helena Trajano assumiu a superintendência da companhia (hoje Luiza Helena é a Presidente). Não é preciso agendar horários para falar com os diretores e todos estão disponíveis e facilitam o acesso. Esta prática, incomum no meio corporativo na época em que foi instituída, possibilitou a contribuição permanente dos colaboradores para a melhoria do Clima e dos processos operacionais e estratégicos da empresa.
Pessoas em primeiro lugar: há 14 anos consecutivos, o Magazine Luiza é considerado uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, devido à sua política de Recursos Humanos baseada na valorização do ser humano e na crença da sua evolução. A rede realiza uma série de programas que visam dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal, para que seus colaboradores tenham uma visão de mundo mais ampla. O empenho dos colaboradores é reconhecido por meio de bolsas de estudo, ajuda às mães, auxílio à educação dos filhos com deficiência, participação nos lucros e campanhas que rendem viagens internacionais aos melhores vendedores.




Fote: Site oficial Magazine Luiza


Postado por David Eduardo da Silva Almeida

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