O Jeito Luiza de Ser nasceu com o casal de
fundadores do Magazine Luiza, Dona Luiza Trajano Donato e Seu Pelegrino José
Donato, e a maneira cordial e atenciosa com que tratavam o cliente.
Hoje, essa forma diferenciada de se relacionar,
tanto com o público interno quanto com o externo, é disseminada por todos na
empresa e cresce de forma orgânica junto com a companhia, sendo levada aonde
quer que esteja o Magazine Luiza. O Jeito Luiza de Ser norteia o comportamento
e as ações a serem praticadas pelos líderes, colaboradores e todos aqueles que,
direta ou indiretamente, se relacionam com a companhia.
Preservar e transmitir a alma e os princípios
ensinados pelo casal Donato é o lema constante do Magazine Luiza, que conta com
uma série de artefatos que dão sustentação e vitalidade a sua cultura pioneira
e inovadora.
Conselho de Colaboradores: é uma instância de representatividade dos
colaboradores da empresa, criada em 1995, que visa contribuir com a gerência e
com os gestores no processo decisório de administração da unidade. Os próprios
colaboradores escolhem, por meio de eleição democrática, quem serão seus
representantes, por um ano, em cada uma das unidades. Cada integrante do grupo
atua como guardião da alma e dos valores da empresa no ambiente de trabalho.
Reunião Matinal: é
o momento em que a equipe se reúne para direcionar, alinhar e mobilizar o grupo
para os desafios do dia. A reunião, com duração máxima de 20 minutos, é
obrigatória deve acontecer diariamente antes do início da jornada de cada
turma. Programa de Atendimento 10 Estrelas: sempre em busca da excelência para
o atendimento ao cliente, o programa se renova a cada ano. Com uma abordagem
interativa e vivencial, o programa atualiza os colaboradores, que ficam
motivados e alinhados à estratégia da empresa, podendo desenvolver o Jeito
Luiza de Ser e cativar os clientes.
Meritocracia: é
a prática de reconhecimento e recompensa dos colaboradores que se sobressaem
pelo talento e pelo desempenho. Campanhas internas, o Funcionário Destaque,
Outdoors, o Prêmio Luiza Helena, entre outros, são programas que valorizam
publicamente os colaboradores. As lideranças são responsáveis por reconhecer e
recompensar, com outras práticas criativas e motivadoras, outras pessoas que
mereçam ser destacadas.
Autodesenvolvimento: toda liderança do Magazine Luiza deve
incentivar sua equipe a buscar o autodesenvolvimento e a traçar o plano de
carreira individual. A empresa mantém uma página interna chamada Cresça
Conosco, que divulga as vagas disponíveis. O processo de promoção de cada
colaborador deve ser justo, transparente e coerente com os valores da empresa.
Política de portas abertas: as paredes foram derrubadas, em 1991, quando
Luiza Helena Trajano assumiu a superintendência da companhia (hoje Luiza Helena
é a Presidente). Não é preciso agendar horários para falar com os diretores e
todos estão disponíveis e facilitam o acesso. Esta prática, incomum no meio
corporativo na época em que foi instituída, possibilitou a contribuição
permanente dos colaboradores para a melhoria do Clima e dos processos
operacionais e estratégicos da empresa.
Pessoas em primeiro lugar: há 14 anos consecutivos, o Magazine Luiza é
considerado uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, devido à sua
política de Recursos Humanos baseada na valorização do ser humano e na crença
da sua evolução. A rede realiza uma série de programas que visam dar qualidade
de vida, capacitação técnica e evolução pessoal, para que seus colaboradores
tenham uma visão de mundo mais ampla. O empenho dos colaboradores é reconhecido
por meio de bolsas de estudo, ajuda às mães, auxílio à educação dos filhos com
deficiência, participação nos lucros e campanhas que rendem viagens
internacionais aos melhores vendedores.
Fote: Site oficial Magazine Luiza
Fote: Site oficial Magazine Luiza
Postado por David Eduardo da Silva Almeida
Essa dona Luizinha é fogo!!
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