Condicionamento Clássico


O Condicionamento Clássico, foi proposto pelo investigador Pavlov  entre 1903 e 1908 numa experiência com cachorros. O experimento mostra que depois de certo tempo de ensaios o cachorro mostra algo que não sabiam fazer antes. O primeiro fato que ele percebeu foi que um animal (no caso o cachorro) domestico, quando ouve o som de panelas, ou vê a pessoa que costuma trazer o alimento já se prepara para receber sua comida, mesmo antes de ver o alimento. Para começar seu procedimento ele fez uma pequena cirurgia no cão introduzindo um tipo coletor de glândulas salivares para que pudesse medir sua saliva. Com isso era apresentando um alimento ao cão, ele salivava. Depois era apresentado um som, o som de um metrónomo, a resposta ao som era aleatória. Em seguida era apresentado o som seguido do alimento, depois de muitos ensaios ao ser apresentado o som o animal já salivava, o que não fazia antes.


                                     


Essa apresentação do alimento é dado o nome de Estímulo Incondicionado, o som, Estímulo Neutro e ao som seguido de alimento Estímulo Condicionado. A salivação diante do alimento, Resposta Incondicionada, a salivação diante do som, Resposta Condicionada, a resposta condicionada é a característica aprendida pelo animal. Este processo é chamado de aquisição, estudado por Pavlov também, o processo de extinção dessa característica adquirida, e o processo de recuperação instantânea, que seria a recuperação da resposta do cachorro depois de um tempo de pausa do procedimento, que se mostrou eficaz com 70% de recuperação.
Notamos que a Resposta Incondicionada e a Resposta Condicionada não são iguais, medidas de experiências mais recentes e mais precisas mostraram que existe um pequena diferença e a Resposta Condicionada, no caso da salivação, é ligeiramente menor. Esse tipo de comparação em outro procedimento chamado de medo é mais visível. Quando um cachorro recebe choque o animal normalmente pula e acelera seu ritmo cardíaco num procedimento de fuga, já no caso da Resposta Condicionada ao ver uma luz ou som que precede o choque ele se encolhe e diminui o ritmo cardíaco, num procedimento de preparação para a fuga.

Experiência de Pavlov




Fote: Site Mundo de Oz

           Postado por Luiza Salles Bernardes de Souza


Exemplos de condicionamento classico:



1) No cotidiano usamos o despertador pois associamos o barulho com o acordar.



2) Os ônibus quando dão ré emito um som agudo, que associamos a não ficar atrás (prestar atenção)



3) Na televisão quando assistimos um filme e passa o comercial a globo emiti um som (plim plim) que associamos que o filme já voltou.



4) Quando a criança sente vontade de algo ela associa que toda vez que chora irá receber aquilo que precisa. (Se esta com fome irá chorar para a mãe dar comida)






Postado por Thaís Vasconcelos Pimenta 

2 comentários: