Superando o câncer



TEXTO MOTIVACIONAL
MOTIVAÇÃO ALIVIA DOR DE PACIENTES COM CANCER

O que eu fiz para ter esse câncer? Essa é a primeira pergunta que os pacientes portadores da doença se fazem quando descobrem que precisam de tratamento. Os sentimentos tornam-se um misto de angústia, raiva, solidão, depressão, baixa auto-estima e culpa. Nesse momento, a mudança das sensações físicas e o choque emocional alteram completamente a vida da pessoa, assim como a dos seus parentes e familiares. Para tentar amenizar esse sofrimento e fazer com que a qualidade de vida se restabeleça existe uma especialidade da medicina que se chama clínica da dor, na qual médicos e outros profissionais da saúde se dedicam inteiramente a amenizar esses medos.
A psicóloga Maria Cristina Petrilli, que cuida dos pacientes atendidos pelo Radium Instituto de Oncologia, também de Campinas, diz que a mão estendida e palavras de motivação são grandes aliados para vencer um câncer. O difícil é trabalhar com essa mistura de sensações, que em cada pessoa aparece em momentos diferentes e de maneira única. Para algumas, a desestabilização emocional vem junto com as dores físicas e com o tratamento, que é agressivo (levando à queda de cabelo, por exemplo, ou náuseas). Existem casos, como o câncer de mama, que ainda resultam na mudança da anatomia.
O problema dessa patologia é que todo mundo pensa que se trata de uma sentença de morte. De acordo com Maria Cristina, a mudança de foco nessa hora também ajuda os pacientes a descobrirem pontos positivos, outros eixos que permitam buscar novas possibilidades, não apenas para o problema do cabelo ou para a mudança no corpo, como também para a vida. “A primeira coisa que fazemos é dizer frases como ‘Vamos enfrentar a careca? Ela está na moda, ficará charmosa’ ou ‘aproveite para mudar seu visual, já pensou em ficar ruivo com uma peruca belíssima?’. Parece simples, mas pequenos detalhes nessa hora é que fazem a diferença”, diz.
Mas não é só o paciente que fica vulnerável. A família sofre uma forte desestabilização. “Os parentes sentem os mesmos abalos, todos os medos e aflições. Quando eles descobrem que vão ter que lidar com esse problema, a primeira sensação é de que houve uma ruptura dos projetos de vida. O importante é mostrar que vale a pena tratar e ter esperança sempre”, afirma Maria Cristina.
O radioterapeuta Carlos Monti, diretor do Radium Instituto de Oncologia, conta que quando não se combate mais a doença ou se não existe mais a possibilidade de cura, o tratamento visa somente em amenizar as dores e o sofrimento. Por isso, a necessidade do acompanhamento psicológico. “Hoje, 30% dos nossos pacientes, independentemente da fase ou estágio do câncer, procuram o tratamento psicológico. Tentamos derrubar de todas as maneiras a fantasia da morte”, explica o especialista. “Quando se chega no ponto onde se esgotaram os cuidados terapêuticos, radiocirúrgicos e a quimioterapia, enfim, todos os recursos para curar o câncer, é que temos que afastar a dor, ansiedade e a depressão dos pacientes. O carinho do médico e da família faz com eles se sintam ainda mais importantes”, garante Monti.
E com esse objetivo é que está sendo criado em Campinas o Centro Lo Thedal, que pretende trazer para o Brasil um conceito inédito de atendimento dos pacientes com câncer ou outras doenças em fase terminal. As instalações estão em sua terceira fase de construção. A médica Suzel Frem Bourgerie, especializada em terapia da dor, afirma que o trabalho do Lo Thedal começa quando a medicina curativa perde a razão de ser. “Quando for dito ao paciente ‘Não há mais nada a fazer por você’, nós começamos o tratamento paliativo e trazemos a dignidade de volta a eles”, conta.
“Lo Tedhal”, em aramaico, significa “não temas”. De acordo com Suzel, a idéia de trazer para o País esse centro surgiu há 17 anos, quando se constatou a existência de técnicas e atitudes médicas extraordinárias que podem melhorar sensivelmente a qualidade de vida de seus doentes.
‘Aprendi a viver um dia de cada vez’
Sem saber o rumo que sua vida
Autor: Milene Moreto e Carla Silva
Fonte: Correio Popular



Postado por Luiza Salles Bernardes de Souza.



VÍDEOS MOTIVACIONAIS






Postado por Luiza Salles Bernardes de Souza.




Postado por Thaís Vasconcelos Pimenta Ferreira




Felipe da Silva Dantas



Felipe da Silva Dantas


Um comentário:

  1. As esperiências são grandes lições de vida para todos nós - pessoas ainda condicionadas por uma educação que nos limitou em todos os sentidos!

    ResponderExcluir