Mensagens Motivacionais


Acredite
Não importa o que é o mundo, o importante, são os seus sonhos.
Não importa o que você é, o importante é o que você quer ser.
Não importa onde você está, importa pra onde você quer ir.
Não importa o porquê, o importante é o querer.
Não importa suas mágoas, o importante mesmo são suas alegrias.
Não importa o que já passou,
O passado?
Guarde na sua lembrança.

Nunca pense em julgar.
Não veja, apenas olhe.
Não escute, apenas ouça.
Não toque, sinta.
Acredite naquilo que quiser.

E, não adianta sonhar, se você não lutar.
O mundo é um espelho.
Não seja só o seu reflexo.
Só acreditando num futuro
Você conseguirá a paz
Para alcançar seus sonhos.
Afinal, o que importa?
Você importa.
Acredite em você !

Autor Desconhecido


Geralmente pessoas com doenças graves, como o câncer, acabam perdendo a motivação e consequentemente a alegria em seu dia a dia. Mas como podemos ajudar essas pessoas a não perderem o prazer de viver, a satisfação que momentos únicos podem trazer a si próprio.
Minha tia contraiu o câncer aos 36 anos e infelizmente não conseguiu superá-lo, mas como conseguimos manter ela motivada enquanto estava viva. Como ela foi cuidada por sua irmã isso com que ela já se sentisse melhor, pois esta percebe o quanto é importante para seus familiares e o quanto eles o amam.  Também para manter a motivação dela, os familiares sempre falaram dos objetivos que ela tinha que conseguir conquistar ainda, e isso também fez com que ela se manteve motivada por muito tempo.
Como seu principal objetivo era ver seu primeiro neto nascer, ela, mesmo sem a ajuda de outras pessoas, se manteve firme e confiante por todo em que esteve doente, pois era um sonho que ela tinha e conseguiu realizá-lo.
Portanto para manter pessoas com câncer motivadas, devemos ajudá-las pensar nos seus objetivos, a realizarem seus sonhos e que qualquer coisa que aconteça elas podem sempre contar com a ajuda das pessoas que amam.

Matheus Naves Santos

Devido ao tratamento de saúde, muitas vezes, agressiva, sempre dizia para minha mãe ter fé e acreditar que tudo ficaria bem. Evitava às vezes, de falar no assunto. Por que ela mesma queria esquecer que estava doente. Procurava destraí-la  falando sempre palavras de ânimo,coragem,otimismo e fé.
Minha mãe dava exemplo para os filhos que nunca iria desistir de lutar. E nós a tratávamos com muito carinho e dedicação. Embora fosse difícil para nós suportar que seria uma batalha a vencer.
Ela ficou nove anos, vivendo normalmente, embora sentisse algumas dores pelo corpo. Levava uma vida normal dentro do possível. Achávamos que ela tinha se curado, até o medico falava para nós que ela havia se curada. Mas a alegria durou pouco. No próximo ano ela teve algumas dores nas costas, e meu irmão a levou novamente ao hospital. Ela fez vários exames e constatou que o câncer havia voltado. Sofremos muito mas tínhamos que ser otimistas para ela não desanimar do tratamento. Estava no pulmão. Ela fez várias radioterapia e quimio. Mas sempre estava sorridente e não desanimava nunca, falava que iria vencer novamente a doença. Mas em apenas  6 meses ela veio falecer. Mas deixou para nós uma lição de força, otimismo e exemplos de garra de jamais iremos esquecer.
Minha mãe foi e será uma guerreira para nós. 

Matheus Oliveira Martins

Bem, não me considero uma pessoa melhor por ter ajudado alguém a se recuperar de uma doença tão temida e traiçoeira. Isso porque essa pessoa é minha mãe, sendo assim, fiz o que a maioria da humanidade faria. Afinal, existe amor maior que o amor dentre mãe e filho ou vice-versa? Anjos mesmo são aqueles que se doam a essa caridade por ideologia. Esses sim são dignos de todos os louvores.
Venho de uma família humilde, porém linda. Uma mãe que é a mais concreta prova de que Deus me ama. Minha mãe é uma jóia rara, desafio qualquer um a conhecê-la e conseguir não se apaixonar completamente. 
Como toda família, muitos problemas existem, mas atribuo a moléstia superada por minha mãe um desses problemas, o maior dele, o falecimento precoce de meu pai. Disparado, o maior e melhor pai do mundo. Mas essa é outra história. O fato é que minha mãe se fragilizou demais e eu como filho, também muito angustiado, não consegui dar todo apoio que ela necessitava. Num belo dia, não tão belo assim, minha mãe teve que se submeter a uma cirurgia às pressas, precisava retirar o útero. Eu fiquei apreensivo, mas nunca poderia imaginar o diagnóstico posterior. E esse dia chegou. Realizada a biópsia, o resultado foi o inesperado, minha mãe agora, que tanto lutou na vida, travava uma batalha contra uma doença que já havia derrotado tantos outros parentes nossos. Naquele dia eu desejei demais que meu pai estivesse vivo, pois meu mundo, meu resto de mundo estava por acabar. Lembro-me que eu  ajoelhei em prantos e clamava a Deus misericórdia desesperadamente. Escrevendo esse texto e revivendo aquele fato, hoje me ponho a pensar o quanto foi mais difícil para minha mãe receber essa notícia. E com certeza, se portou com mais força que eu. 
Mas é desses momentos em que não conseguimos sozinho, que Deus te toma às rédeas de nossas vidas e nos fortalece sobremaneira. Tudo que parecia tão difícil foi se desfazendo. O tratamento público, que parecia tão distante, como num estalar de dedos, se pôs a frente da minha mãe. Eu vi Deus agir naquele hospital. 
Até hoje me lembro dos dias em que minha mãe passou na minha casa. O tratamento era bem cedo. Eu acordava um pouquinho antes, puxava meu colchão que ficava no chão ao lado da minha cama que eu havia cedido a minha mãe, me ajoelhava sem que ela acordasse, erguia os braços em sua direção e orava muito. Desse dia em diante, percebi que nenhuma oração volta em vão. Minha mãe se levantava e após se arrumar, seguíamos para o hospital. Confesso que seguia arrasado, o trajeto me cansava como uma longa viagem, mas eu me fazia de forte e sempre a mantinha animada, falava sobre assuntos que ela gostava e lembrava situações que a distraísse. A chegada ao hospital era difícil. Muitas eram as pessoas aflitas, angustiadas pela dor, outras tantas já se desfalecendo. Corredores cheios de choros, muitas horas de espera, e minha mãe ali sentadinha, com cabelo bem arrumado e vestido bem postado, fazendo inclusive amizades com as outras colegas de tratamento. Eu sempre olhando de longe e quando percebia o olhar dela mais distante, me aproximava levando algo para comer, uma revista pra ler e uma palavra de motivação, muitas vezes eu saia do hospital, atravessava a rua, chorava e após tomar um fôlego, voltava sorridente a abraçar minha preciosa mãe. Emagreci 8 kg, mas colocava a culpa na dieta que eu supostamente estava fazendo quando questionado por ela. Escreveria um livro a descrever os dias que por lá passamos, mas nesse momento nem suportaria materializar tantas lembranças. Já por volta de 13h00min ou 14h00min, (nada mal para quem sempre chegava ao hospital às 06h00min), seguíamos de volta para casa. Eu passava de restaurante em restaurante para levar exatamente o que minha mãe gostava de comer, nem sempre acertava, mas ela nunca reclamava. Eu sabia que não havia agradado quando sobrava muita comida..rs. Uma vez por semana era o dia de princesa. Eu a levava no salão e pedia o empenho de todas no salão. De unha a cabelo, era geral. Como era gracioso ver o sorriso de minha mãe toda tímida em meio a tanta arrumação. O final da tarde, a caminhada era uma regra. Ela torcia para que sempre chovesse, única causa que eu aceitava como desculpas para não praticar a caminhada, mas no final das contas, vencemos até a chuva. Essa rotina se repetiu por vários dias. A única coisa que mudava eram as amigas de hospital, umas não voltavam mais e o pior, eu não podia deixar minha mãe saber o motivo da falta. Mas outras chegavam, outras amizades se selavam, e nesse ponto, minha mãe é mais hábil que eu. 
Eu também procurei estreitar uma amizade, eu conversava todos os dias com Deus. Amigo fiel que a muito eu não conversava e mesmo sendo o procurando por interesse, ele não me abandonou. 
Os dias passaram, momentos tristes e alegres oscilavam, e eu, em meio a tanta imaturidade e fragilidade, me esforçava para lembrar minha mãe todos os motivos que ela tinha para não desistir da vida, para não se entregar. Quando em meio a uma lista imensa, nenhum argumento restava eficaz, eu pedia que ela lutasse pelo amor que todos seus filhos nutriam por ela.
Fim do tratamento, agora era um momento ímpar. Esperávamos o resultado dos exames. Eu nunca estive tão amedrontado na minha vida. Estava com a alma tombada, mas tentava passar confiança. Eu esperava na recepção, quando chamaram minha mãe. No momento em que ouvi seu nome, frisei bem o olhar nos passos lentos dela em direção a uma sala no fundo de um corredor e não aguentei. Só me lembro do momento em que fechei os olhos e me entreguei para Deus. Foram 23 minutos de profunda angústia, mas me sentia forte. De repente minha mãe sai em prantos, eu não sabia se aquilo era bom ou ruim. Minha mãe não conseguia falar. Eu a abraçava e pedia que ela me contasse o que houve. Eu ouvi a maior das canções: Estou curada meu filho, graças a Deus!
Acredito que a sensação de subir em um pódio olímpico ostentando uma medalha de ouro não chegaria nem aos pés do que vivenciei. Estávamos literalmente nas nuvens, e a vencedora era minha mãe. 
Não existe fórmula para enfrentar o câncer ou tantos outros problemas. Existe fé. O médico da minha mãe era próprio criador. Meu amado Deus. Quando ele não estava no consultório com minha mãe, estava comigo no corredor me instruindo como orientá-la. Soprava nos meus ouvidos os momentos para elogiá-la, instigava no meu coração os momentos para abraçá-la. Minha mãe aprendeu a amar a vida e eu, aprendi a viver em Deus para amá-la.    

Daniele Machado Pires

3 comentários:

  1. Jesus, quanta historia linda de força, fé, coragem e superação! Estou aqui estagnada de emoção com os olhos cheios de água!! Parabéns a todas essas pessoas guiadas por Deus fizeram a diferença na vida de todos que passaram por momentos tão difíceis levando o amor,o carinho e força! Parabéns a minha irma que passou por tudo isso e se tronou um exemplo maior de superação, sei bem a dor de ver um ente tão amado e querido passar por isso.......tudo vai acabar bem, se ainda não esta bem, é por que ainda não acabou!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que o Amor cura e salva vidas, e unido com a Fé, ficam tão poderosos que superam tudo. Ocorre um despertar espiritual, que te dá muita força para prosseguir por mais difícil que seja a situação. Muito amor, paz e luz para todos!

    ResponderExcluir